A Fast Advocacia e o que Nunca Muda

Fast Advocacia: mais um perigo para o advogado ao lado do Marketing da Esperança.

O see now, buy now, em tradução livre veja agora, compre agora é um fenômeno que vem tomando conta do mundo da moda. O conceito é que a coleção já esteja disponível para venda assim que acaba o desfile, num movimento oposto ao praticado até então em que as peças levam meses para chegar às lojas. Essa onda traz consigo ônus e bônus pra estilistas e marcas que buscam se adaptar cada vez mais aos hábitos de consumo das pessoas. Como bônus, evita cópias antes do lançamento das coleções nos pontos de venda e fomenta as vendas baseadas no desejo ainda fresco dos consumidores. Como ônus traz a perda da qualidade na produção dessas peças, já que perde-se em tempo hábil para a fabricação das peças para a comercialização imediata.

fast-advocacia-1

E o que isso tem a ver com Advocacia? Ainda que os escritórios tenham essa vertente see now, buy now, muito comuns nas áreas tributária e consumerista, não devem abrir mão da arte, da qualidade que reside na execução paciente e detalhista do oficio do advogado, a verdadeira alma da profissão.




Com o uso massivo do marketing digital pela advocacia, a informação ganhou velocidade e assim também o “estímulo ao consumo” do exercício de direitos pela população. Teses pré-prontas, produtos de prateleira, modelos, cópias, replicações. Num mundo imediatista e hiper-conectado, a criatividade está em risco.

fast-advocacia-3

Tudo bem você ter no menu produtos de prateleira para venda imediata, mas a essência dos seus negócios continuará sendo a mão de obra intelectual dos talentos da sua banca.

Trabalho artesanal, dedicado, pausado, reflexivo, contemplativo. Isso é advocacia! Na essência ainda há o desejo do cliente pela entrega do tempo, o mais precioso dos bens, a mais nobre das entregas.

Em tempos de vida fast, ostentação é pausar, esperar.


Quer saber mais sobre as ideias da Camila Berni? Clique na imagem abaixo e veja como adquirir seu recente livro:

Gestão de Escritório de Advocacia: o Modelo de Excelência da Disney Aplicado à Advocacia para Encantar Clientes e Aumentar os Resultados Financeiros.

Camila Berni