Advocacia Internacional: A Experiência de um Brasileiro em Dubai e Paris
Em abril de 2017 o Gustavo e o Francisco bateram um papo via Google hangout com o advogado e parceiro do blog Advogado no Controle, Yuri Müller Ledra, que mora há um ano e meio em Paris, onde trabalha no departamento jurídico da empresa ENGIE.
Apesar da agenda bastante ocupada, o Yuri gentilmente nos reservou um tempinho para, com a simplicidade e o carisma dignos de um conterrâneo do Gustavo Kuerten, compartilhar com os nossos leitores a sua empolgante trajetória na advocacia internacional (uso essa expressão sem qualquer rigor técnico ou acadêmico).
O objetivo da conversa foi apresentar essa possibilidade de carreira para o advogado, especialmente se você tiver um perfil cosmopolita e não se veja completamente realizado numa trajetória mais tradicional.
Caso você queira assistir diretamente ao vídeo com a entrevista, clique AQUI ou vá até ao final deste post.
Para quem não tiver tempo de acompanhar os 30 minutos de gravação, leia abaixo o resumo que preparei da conversa entre o Gustavo, o Francisco e o Yuri.
Espero que goste!
O Sonho de Ser Diplomata, a Decepção com o Serviço Público e uma Oportunidade Inusitada.
Logo no início do vídeo, o Yuri conta que ao começar seus estudos em Direito e Comércio Exterior sonhava em ser diplomata, mas se decepcionou com o serviço público brasileiro após um estágio no fórum de Florianópolis.
Assim, por ser fluente em inglês, foi selecionado para estagiar com o diretor jurídico para a América Latina da ENGIE, empresa responsável por projetos de infra-estrutura no setor elétrico. A partir de então, passou a trabalhar com projetos e contratos da companhia no Brasil e na América Latina. Curiosamente, sua primeira tarefa como estagiário foi analisar um contrato de cerca de 150 mil reais relacionado com a construção da muito falada barragem de Belo Monte. E com esse tipo de desafios e um dinamismo maior do que no serviço público, o Yuri percebeu ter encontrado o seu caminho.
De Repente…em Dubai
Iniciada a sua carreira na ENGIE, depois de 3 anos trabalhando em Florianópolis, o Yuri morou 4 anos em Dubai, lidando com projetos na Índia, no Paquistão, no Oriente Médio e na África.
Quatro Anos Mais Tarde…Paris
Em abril de 2017, o nosso entrevistado completa quase um ano e meio em Paris, atuando em projetos da sua empresa na África, continente este repleto de oportunidades e desafios.
Que Habilidades são Imprescindíveis para atuar na Advocacia Internacional?
Perguntado pelo Francisco e pelo Gustavo sobre as habilidades necessárias para trilhar esse caminho como advogado em departamento jurídico de multinacional, o Yuri destacou duas em especial:
-
Dominar a língua inglesa e talvez um terceiro idioma (o Yuri, por exemplo, é fluente em francês também);
-
Desenvolver um tino comercial e procurar temperar sua concepção legalista do Direito com uma perspectiva mais negocial.
Como se Inicia uma Carreira de Advogado Internacional?
Se for do seu interesse seguir trajetória profissional similar à do Yuri, preste atenção nestas duas formas de se começar a carreira em departamentos jurídicos de empresas multinacionais:
-
Pesquise as empresas multinacionais com filiais na sua cidade e veja se há oportunidade de estágio ou vaga para advogado;
-
Curse um LLM (Master of Laws) no exterior, especialmente nos EUA ou no Reino Unido, pois ter uma pós-graduação em universidade renomada no seu currículo vai lhe colocar em condições de disputar uma posição diretamente no exterior.
*(Para informações a respeito de cursos de mestrado em universidades britânicas e americanas, sugiro acessar o site da Grade Up e enviar suas dúvidas para a Débora Caliri ou para o Leonardo Trench, que poderão lhe dar uma boa orientação)
O Dia-a-dia no Departamento Jurídico de uma Multinacional
Segundo o Yuri, com sua experiência de quase dez anos trabalhando no departamento jurídico da ENGIE, a interação de um advogado nesse cargo se dá principalmente com pessoas de outras áreas do conhecimento.
Além do mais, a sua atuação será primordialmente no consultivo e em muito menor escala no contencioso, uma vez que este exigiria estrutura extremamente custosa para uma empresa sustentar.
Mensagem de Esperança
Nas palavras do Yuri, o mercado de departamentos jurídicos e de advocacia consultiva é muito promissor e a tendência é o seu crescimento no Brasil nos próximos anos, seguindo o que já é a realidade em muitos países.
Em linhas gerais, foram esses os temas abordados na conversa entre o Gustavo, o Francisco e o Yuri Ledra, que você pode assistir integralmente no vídeo abaixo: