Saiba como fazer uma pesquisa acadêmica de qualidade**
Você ainda tem dificuldades para levantar bibliografia para sua pesquisa? Não encontra obras sobre seu tema?
Vai de biblioteca em biblioteca procurando livros para auxiliá-lo?
Sonha em poder viajar ao exterior para ter acesso a obras estrangeiras que poderiam tunar sua pesquisa?
Que tal dar um boost nos seus estudos? Vamos te dar dicas preciosas de como fazer pesquisa acadêmica na era da Indústria 4.0!
Garimpando material na internet
O Google é apenas uma das fontes nas quais você poderá buscar bibliografia e, cuidado (!), você deve usá-la com moderação porque nem tudo que se acha nesse buscador é material de qualidade. Procure, no mínimo, as credenciais do autor e local de publicação do artigo. É mais recomendável que você vá direto a boas fontes bibliográficas, que, na maioria dos casos, não estão adequadamente indexadas aos mecanismos de buscas do Google. Vamos citar algumas mais adiante.
Antes, porém, você precisa aprender a ”googlear”, pois ter esse conhecimento, em especial saber utilizar corretamente os termos e as ferramentas disponíveis de pesquisa, é um atributo indispensável para qualquer pesquisa acadêmica que pretenda superar a média.
Existem técnicas, simples, destinadas a otimizar e estreitar os resultados da sua busca. Para esse propósito, leia o artigo pesquisa jurídica no Google: dicas básicas para o retorno de melhores resultados, de autoria de Gustavo Schiefler, disponível aqui ou aqui.
Ainda, não se esqueça que o Google possui mecanismos direcionados exclusivamente à pesquisa acadêmica: Google Acadêmico ou Google Scholar.
Revistas, artigos e periódicos onlines
Existe uma mina de ouro, verdadeiro eldorado acadêmico, que muitas vezes não aparecem nos resultados de busca do Google: as diversas revistas jurídicas nacionais e internacionais.
Revistas, artigos e periódicos brasileiros.
No Brasil, você pode consultar artigos e periódicos relacionados a sua pesquisa diretamente nos sites das revistas jurídicas ou no Portal Capes.
Especificamente para fins de pesquisa em Direito Público, algumas revistas são recomendadas:
Especificamente para fins de pesquisa em Direito Criminal, os seguintes periódicos devem ser consultados:
Além dessas, existem inúmeras outras revistas nacionais altamente qualificadas, que podem ser encontradas na Plataforma Sucupira da Capes.
Por sua vez, a busca no Portal Capes é mais generalizada, pois é direcionada a diversos periódicos nas mais variadas áreas da Ciência, que transcendem o Direito. A plataforma SciELO também segue o mesmo caminho, possuindo uma coleção enorme de periódicos científicos nacionais e estrangeiros.
Em vista disso, por possuírem uma abordagem mais ampla, utilize palavras-chaves adequadas na sua busca (as dicas de pesquisa no Google são valiosas aqui) e os chamados operadores booleanos. Assim, você conseguirá encontrar excelentes materiais, com sucesso!
Revistas, artigos e periódicos estrangeiros
Você pode ter acesso a uma vasta biblioteca internacional sem sair da sua mesa de estudos.
Pelo Portal Dialnet você conseguirá acesso a milhares de artigos e revistas produzidos na academia espanhola. É outra mina de ouro, fonte abundante de material de qualidade, na qual você, certamente, irá se perder!
Aproveite que muitos dos artigos desse portal estão disponíveis para download (todos aqueles em que estiver com a informação “texto completo”).
Ainda na Espanha, não deixe de minerar artigos na revista DOXA.
Para pesquisar na academia americana, busque os law reviews ou law journals das melhores Universidades americanas. Você pode acessar diversos artigos e produções no Havard Law Review, o Yale Law Journal, Cornell Law Review, Penn Law Review, Columbia Law Review, entre outros.
Você pode consultar, ainda, o German Law Journal com diversas produções jurídicas em inglês sobre direito alemão, europeu, internacional e comparado. Todas disponíveis para download.
Com um acervo acadêmico mais genérico, o JSTOR (Journal Storage) é uma boa pedida para pesquisas interdisciplinares. Trata-se de uma verdadeira biblioteca com mais de 10 milhões de artigos acadêmicos de revistas, livros e fontes primárias, muitas relacionadas ao mundo jurídico.
Por fim, existe também a já mencionada plataforma SciELO, onde você pode encontrar materiais nacionais e estrangeiros.
Essas são apenas algumas fontes para você dar um boost na sua pesquisa! Com essas dicas, material para análise não será um problema para você.
Garimpando material em bibliotecas físicas
Não perca seu precioso tempo com tiros não certeiros. Antes de ir a uma biblioteca física, busque saber se no seu acervo existem obras que te interessem.
Quase todas as bibliotecas têm mecanismos de consulta online de obras. Citamos apenas algumas delas: Bibliotecas TRF4, Bibliotecas UFSC, Biblioteca TJSC, Biblioteca Tribunal de Contas SC e Biblioteca Procuradoria da República de SC, Biblioteca SENADO/STF/STJ.
Além disso, não são raras as vezes que você está procurando um conteúdo específico, porém desconhece o local que pode encontrá-lo. Nesses casos, faça um busca no LexML, que, além de disponibilizar uma enorme quantidade de conteúdo na internet, também indica em quais bibliotecas de órgãos públicos determinado material está disponível.
Depois de minerar diversos artigos nessas fontes incríveis, você se deparará com outra dificuldade, até então desconhecida: como organizar todo esse material de qualidade?
Mendeley é a sua resposta. Trata-se de uma plataforma/nuvem, sem custo algum, para gerenciamento de bibliografia. Ela não só organiza seus documentos, mas, ao reunir toda a sua biblioteca em um só lugar, facilita a gestão e mineração de ideias. Além disso, o Mendeley também pode ser usado como uma espécie de app no Word, que lhe ajuda a fazer citações em diversos estilos.
Aprenda a usar o Mendeley aqui.
Essas dicas não são de autoria dos articulistas. Elas foram reunidas a partir de sugestões de diversos professores, valendo especial menção à Prof. Heloísa Estellita e ao Prof. José Sérgio da Silva Cristóvam.
** Texto originalmente produzido por Gustavo Costa Ferreira e Eduardo Schiefler no site do Grupo de Estudos em Direito Público da Universidade Federal da Santa Catarina. (GEDIP-UFSC)