Marketing da Esperança.
Muito tem se falado em marketing digital na advocacia, que o mundo está migrando para web, que a publicidade virtual está fora das proibições do Código de Ética da OAB. Nessa onda, muitos advogados veem uma oportunidade de anunciar seus serviços, usando ferramentas on line e redes sociais para divulgar e pagar parar aparecer em mecanismos de busca, com tags e palavras-chaves e escolha de região geográfica.
Entretanto, o resultado alcançado, efetivamente, com essas aparições (pagas) nem sempre é o esperado. O que fazem, na realidade, é o marketing da esperança. Esperança de que o cliente venha, esperança de que a exposição de seu nome para um número expressivo de pessoas em redes sociais gere novos negócios. Esperança de que … bom, você já sabe de quê.
Esquecem, os causídicos, de um detalhe de suma importância nesse contexto todo: o cliente mudou e ficou mais seletivo (ou mais esperto, eu diria).
Pense em você, como se sente toda vez que vê um anúncio pago em suas redes sociais (na verdade você já ficou tão seletivo que nem vê mais), como se sente com aqueles vídeos que aparecem antes daquele que você queria ver?
Como se sente quando vê (ou lê) uma postagem insistentemente na sua timeline, que já está ali há dias se repetindo? O cliente (ou ainda prospect) já não tolera mais esse comportamento, já não tolera mais se sentir manipulado.
Aparecer, só por aparecer, não é estratégia de marketing. A internet é, sem dúvida, um campo fértil para gerar negócios na advocacia, mas há um dever de casa a ser feito antes da super exposição: a construção da reputação e da credibilidade do profissional. Um bom inicio é traçar o perfil da sua advocacia, escolher seu posicionamento e, a partir disso, entregar conteúdo relevante, de qualidade, de referência. Substitua o marketing de esperança pelo estratégico!
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