Recomeçar. Há sempre um momento em nossas vidas que pensamos e questionamos sobre nossas escolhas. Seja de um simples corte de cabelo, o visual, o estilo de vida ou até mesmo mais radicais como mudança de cidade, novo emprego ou nova profissão.
A maioria de nós estamos sempre nos questionando sobre nossas escolhas e imaginando novas possibilidades e desafios. Muitas vezes ficam na imaginação por medo ou dificuldade de enfrentamento.
Eis a questão: O que fazer? Recomeçar, começar do zero ou continuar?
Desempenhamos muitos papéis no dia a dia que acabam nos representando como pessoas. Papéis profissionais, familiares, sociais, interpessoais e tantos outros. No meu caso desempenhei a psicologia por 25 anos, com muito amor, profissionalismo, garra e entrega. Uma profissão gratificante, profunda e de conhecimento ímpar. Ser psicóloga é ser capaz de se entregar inteiramente a um desconhecido, desenvolver a “escuta” da história de vida de uma pessoa, seus medos, dores e suas mazelas psicológicas. Ser capaz de desenvolver e aprimorar a habilidade de empatia, altruísmo, escuta, reflexão, enfrentamento e assertividade. Conhecimentos que se utilizam em todas as instâncias da vida e se tornam bagagem útil e necessária na nossa caminhada.
Apesar da riqueza e amor pela profissão surgiram os questionamentos, os quais seriam enfrentados ou ficariam adormecidos. Decidi enfrentar e iniciar uma nova fase de minha vida.
Entrar para a faculdade de Direito, permitir novos conhecimentos, novas interações foi tarefa desafiadora e muitas vezes angustiante.
Sair do lugar seguro, ir ao desconhecido é um enfrentamento e tarefa individual quando se decide encarar novos desafios e dar uma nova nuance à vida, além de ser questionada e ser motivo de “preconceito” por desconhecidos e conhecidos.
O que posso dizer hoje é que fiz uma ótima escolha. Recomecei uma nova fase da minha vida. Tive o prazer de conhecer advogados, juízes, serventuários da justiça qualificados, respeitosos e acolhedores nos meus primeiros passos profissionais. Escolhi trabalhar na Vara da família o que me traz grande prazer e fluidez para lidar com a dinâmica psicológica das relações envolvidas na lide. Sinto gratificada pela minha bagagem anterior e feliz dos novos conhecimentos adquiridos. Percebi que foi um novo recomeçar.
Recomeçar é ser capaz de enfrentar o novo: novo vocabulário, nova postura, novos conhecimentos, novos colegas de trabalho, assim como utilizar das habilidades, conhecimentos que cada um possui.
Realizar a primeira audiência é apavorante, mãos trêmulas, coração saltitante, nó na garganta e assim por diante. Apesar do medo de se ter um ataque de pânico na audiência, garanto que o conhecimento, o treino e técnicas de relaxamento são salutares para o satisfatório resultado.
Minha primeira audiência, li, reli e treinei o Manual de Audiência do Advogado no Controle várias vezes. O que posso dizer é que foi extremamente útil. Além do conhecimento sobre as diferentes audiências e como se comportar em cada uma delas me trouxe à consciência minhas fantasias de “ marinheiro de primeira viagem”, com a realidade na sala das audiências.
Caros colegas, RECOMEÇAR é acreditar no melhor para si mesmo, ter coragem de enfrentar e pagar o preço necessário. Não há que se dizer que se está “começando do zero”. Não somos vasilhas que depois de retirado o conteúdo ficam vazias. Somos pessoas sui generis, com histórias de vida e experiências singulares e conhecimentos acumulados. Não há que se comparar ou desesperar porque não chegou onde quer se chegar. A vida como a profissão é uma caminhada que deve ser feita contínua e rotineiramente. Os percalços surgirão, assim como suas soluções.
RECOMEÇAR é para muitos a palavra de ordem e o caminho a trilhar. O recomeçar é caminhar sozinho, trilhando seus próprios caminhos, superando os obstáculos, mas garanto que não é um caminhar solitário, o único nesta caminhada, você sempre terá com quem contar ou onde solucionar suas dúvidas.
Estamos juntos nesta caminhada, conte comigo.