As 5 Lições do XI Congresso de Direito da UFSC que Todo Advogado Deveria Saber e que Não Foram Ensinadas nas Palestras (Só Aqui!)

Nos dias 26 a 29 de abril de 2016 ocorreu em Florianópolis-SC o XI Congresso de Direito da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), o maior evento jurídico do Sul do Brasil. Evento este organizado pelo Centro Acadêmico XI de Fevereiro, o CAXIF, e totalmente gratuito. Sim, GRATUITO! Foi apenas facultada a doação de 1kg de alimento não perecível por participante.

Frequento o Congresso desde a sua primeira edição, em 2004, o mesmo ano em que ingressei no Centro de Ciências Jurídicas da querida UFSC, e tenho notado dois fenômenos interessantes:

  1. o primeiro é o fortalecimento do Congresso com o correr dos anos. É impensável hoje uma chapa eleita para representar os estudantes de direito não realizar o evento que já se tornou um marco na história do curso e da universidade;
  2. E o segundo é o aprimoramento da organização a cada edição, algo digno de nota sobretudo por ser empreendida por estudantes na faixa dos 18-22 anos e cujo objetivo principal não é a obtenção de lucro.

Mas qual seria então o segredo do indiscutível sucesso do Congresso de Direito da UFSC, que nesta décima primeira edição reuniu palestrantes de renome nacional e internacional, como: TERESA CELINA DE ARRUDA ALVIM WAMBIER, SÉRGIO CAVALIERI FILHO, AURY LOPES JR., JOÃO DOS PASSOS MARTINS NETO, ARAKEN DE ASSIS, CARLOS ROBERTO GONÇALVES, JOEL DE MENEZES NIEBUHR, MANOELLA ROSSI KEUNECKE e outros, totalizando 27 palestrantes em 4 dias intensos de atividades?

congresso

Não bastasse isso, nos dias 27/4 e 28/4 houve mais de 70 mostras de pesquisa de acadêmicos e profissionais da área jurídica, selecionados mediante regras estabelecidas por edital.

Há mais de seis anos formado, tempo o suficiente para enxergar com salutar distanciamento das paixões político-estudantis, e com experiência de vida bastante para pelo menos identificar um empreendimento bem-sucedido, resolvi me inscrever no XI Congresso de Direito da UFSC não somente para ser mais um dentre os 3.700 inscritos (exato, 3.700!), mas para observar tudo com muita atenção e conversar com os organizadores na esperança de descobrir a receita do sucesso.

Com esse propósito em mente, dirigi-me ao Centro de Eventos localizado no Campus da UFSC a fim de realizar meu credenciamento e assistir à palestra de abertura.

Logo ao me credenciar tive a primeira boa impressão: fui muito bem recebido pelos estudantes da seção de credenciamento, simpáticos, entusiasmados, atenciosos e prestativos. Muito diferente do atendimento frio e distante que acabamos nos acostumando a encontrar em muitos eventos pagos país afora, para não falar de algumas repartições públicas que frequentamos por necessidade, não por prazer…

organização

De posse do meu crachá e da pasta contendo a programação e os encartes dos inúmeros patrocinadores do Congresso, corri os olhos pelo ambiente para identificar onde estariam os organizadores indicados no site. Tarefa bem tranquila, a bem dizer, já que estavam todos circulando, conferindo tudo, comunicando-se entre si por rádio, atentos ao que se passava.

Mesmo receoso de acabar atrapalhando o serviço, fui ao encontro do aluno Lucas Richter, o Secretário Geral, que estava situado mais perto de mim. Apresentei-me já me desculpando e expliquei que gostaria de bater um papo com o pessoal da organização. Atenciosamente e sem demonstrar a menor irritação ou contrariedade, ele me orientou procurar a acadêmica Laísa Santos, a Coordenadora Geral, com quem falei logo em seguida e agendei uma entrevista para o dia seguinte, juntamente com a presidente do Centro Acadêmico, a estudante Giovanna Gamba.

llg

Foi então na tarde do dia 27/4/16, uma quarta-feira, que conversei com as duas e, desse bate-papo, extraí as seguintes 5 lições do XI Congresso de Direito da UFSC, todas extremamente valiosas para qualquer advogado que pretenda assumir o controle da sua vida e tornar-se senhor do seu destino:

Lição #1: Dedicar-se a Algo Maior do que Você e Não Fazer Questão de Levar os Louros

universe-1044105_1920

Desde o primeiro momento da conversa, tanto a Giovana quanto a Laísa manifestaram ter se dedicado à execução do XI Congresso de Direito da UFSC com o objetivo de honrar o nome do Centro Acadêmico XI de Fevereiro, com 83 anos de existência, e de promover o nome da universidade, da qual elas se orgulham de integrar.

E deu para perceber isso não apenas nas duas, mas em toda a equipe de estudantes que volta e meia educadamente nos interrompiam para mantê-las atualizadas do desenrolar da programação.

É claro que existe a satisfação pessoal por realizar um trabalho bem-feito (caso contrário não haveria sentido em gastar tanto tempo e energia numa atividade não obrigatória do currículo), mas se o foco fosse tão somente o ganho individual não acredito que o empreendimento tivesse o mesmo sucesso e a mesma amplitude.

Aliás, aplica-se aqui a lição do ex-presidente americano, Ronald Reagan:

Não há limites para o tamanho do bem que você pode fazer, desde que você não faça questão de levar os créditos”

Lição #2: Não Invente a Roda Novamente! Aprenda com a Experiência de Quem Trilhou o Mesmo Caminho

nordic-walking-296270_1920

O fato de estar o Congresso de Direito da UFSC em sua décima primeira edição dá aos organizadores uma grande vantagem em relação ao seus antecessores: a experiência adquirida. Porém, esta de nada valeria se a atual gestão do Centro Acadêmico não tivesse a humildade e a sabedoria de aprender com os que a antecederam.

E, de fato, foi essa a atitude dos atuais coordenadores do evento, revelada nas palavras da presidente do CAXIF como “sorte de conhecer e poder contar com as pessoas que realizaram os congressos anteriores”.

Só não esqueçamos que audaces fortuna juvat e que, segundo escreveu AQUI o Dr. Francisco Hayashi, a “sorte é importante. Os banqueiros suíços ensinam que ela é o dado mais importante em um negócio”.

Portanto, se você tem a “sorte” de conhecer alguém que possa lhe ensinar algo, não deixe o orgulho impedi-lo de aprender com a experiência alheia.

Como diria Otto Von Bismarck:

Os tolos dizem que aprendem com seus próprios erros; eu prefiro aprender com os erros dos outros”

Lição #3: Ninguém é Uma Ilha ou: A Importância da Colaboração

13082585_10201271617748760_4686016994971925862_n

De todas as lições esta é a que mais me chamou a atenção por um fato curioso relacionado ao XI Congresso de Direito da UFSC: ele movimentou a economia local.

Sim, em pleno momento de crise no país, um grupo de estudantes realiza um evento gratuito voltado para a comunidade jurídica e acaba por ajudar a aliviar o pesado fardo de diversos comerciantes da região. Estes, por sua vez, apoiaram a iniciativa estudantil, oferecendo alternativas para proporcionar uma melhor experiência aos congressistas, principalmente para quem veio de fora da cidade.

Muitas vezes negligenciado na comunidade jurídica, o espírito colaborativo é um dos segredos do sucesso de muitos empreendimentos, em especial na era das startups. E mesmo na advocacia, a formação de parcerias pode ajudar a melhorar os resultados profissionais, como não me deixa mentir o Dr. Fernando Morales Cascaes, autor do blog Minha Empresa: Discutindo o Direito Empresarial.

Lição #4: Sem Planejamento não há Sucesso

41xN8HjEbyL._SX341_BO1,204,203,200_

Sabe quanto tempo durou a preparação e organização do XI Congresso de Direito da UFSC? 10 meses. Isso mesmo, DEZ meses.

Levando-se em conta que o exercício de uma chapa eleita para o Centro Acadêmico é de aproximadamente 12 meses, nada mais natural concluir ser o congresso a mais importante atividade de cada gestão anualmente empossada para representar os estudantes do Centro de Ciências Jurídicas.

No entanto, a grande lição aqui é a importância do planejamento. E planejar começa pela gestão do próprio tempo, tema do nosso Curso Expresso de Produtividade, cuja inscrição você pode fazer gratuitamente AQUI. Assista também à entrevista que o Dr Francisco Hayashi concedeu à Universidade do Advogado, tratando dos 3 Principais Obstáculos da Produtividade Para Advogados.

Planejamento, aliás, foi o grande protagonista da conquista do Pólo Sul pelo norueguês Roald Amundsen, superando o seu concorrente britânico Robert Scott.

Lição #5: Procure Estar em Contato com os Grandes

einstein-67711_1920

Se você quiser ter êxito e grande impacto na vida, encontre e se cerque de pessoas excepcionais, com as quais possa aprender” (A Educação dos Futuros Milionários, de Michael Ellsberg)

Veja bem que o autor sugere cercar-se de pessoas excepcionais “com as quais você possa aprender” e não aproximar-se de “pistolões” que vão lhe arrumar uma boquinha.

Se por um lado os organizadores do evento não ganharam nada financeiramente falando, o fato de estarem em contato direto com grandes nomes do Direito lhes deu algo muito mais valioso: conhecimento pessoal.

E, tratando-se de pessoas extremamente ocupadas, uma coisa é certa: elas não aceitariam o convite para palestrar em evento universitário se não vissem nisso benefício para si e/ou para a sua obra.

Por isso, a competência na execução do XI Congresso de Direito da UFSC, reunindo um público imenso e qualificado, representa a doação de esforço e tempo para a promoção dos trabalhos e a difusão das idéias de renomados juristas.

E isso é, segundo Eben Pagan, outro segredo para o sucesso:

Se você quiser ter êxito, encontre líderes que estejam fazendo coisas incríveis e empurre-os para cima. Ache pessoas poderosas e ajude-as a alcançar os objetivos delas. Se você lhes for útil, elas serão úteis a você.

Essas foram as 5 principais lições do XI Congresso de Direito da UFSC que julguei necessário compartilhar com você que faz parte do Movimento de Advogados no Controle e tem procurado assumir as rédeas da própria vida. Analise-as bem e reflita de que maneira você pode aplicá-las na sua vida profissional para encontrar a plena realização.

E se você também participou do XI Congresso de Direito da UFSC, escreva nos comentários abaixo as suas impressões. Diga-me se você concorda com a minha análise, apresente outros pontos de vista sobre o evento para enriquecer o horizonte de consciência dos demais leitores. A sua participação aqui no blog é muito bem-vinda!

P.S.: Gostaria de agradecer à organização do evento, em especial ao Lucas Richter, à Laísa Santos e à Giovanna Gamba por terem me recebido com tanta gentileza e atenção, dispensando-me uma boa meia hora de enriquecedora conversa. Além de notáveis empreendedores e gestores, vocês se mostraram nobres anfitriões. Que esse mesmo espírito impulsione a realização do XII Congresso de Direito da UFSC, cujo potencial para se tornar o maior do Brasil é uma realidade inquestionável.