Bolsa de Mestrado INTEGRAL no Reino Unido: Chevening

*obs: Ao final do texto estão todos os links importantes referentes aos sites e vídeos citados. Você pode acessar os links também clicando nas palavras em negrito

**obs 2: As datas de aplicação e alguns requisitos de seleção mencionados neste texto variam ligeiramente de ano para ano. Por isso, para obter as informações exatas referentes ao seu ano de aplicação acesse: https://www.chevening.org/.

Gandalf: Estou procurando alguém para participar de uma aventura que estou organizando, e está muito difícil achar alguém.


Bilbo: Acho que sim, ainda mais por esses lados! Nós somos gente simples e acomodada. E eu não gosto de aventuras. São desagradáveis e desconfortáveis. Fazem com que você se atrase para o jantar. Não consigo imaginar o que as pessoas vêem nelas.

De setembro de 2017 a setembro de 2018 cursei um mestrado, inteiramente financiado pelo Governo britânico, na Universidade de Glasgow, na Escócia. Contudo, os processos seletivos para a bolsa de estudos Chevening e para o LLM Intellectual Property and the Digital Economy começaram mais de um ano antes, em maio de 2016, quando, pela primeira vez, ouvi falar dessa oportunidade de estudar em algumas das melhores universidades do mundo, sem ter de arcar pessoalmente com as elevadas anuidades e com os custos de viver um ano no Reino Unido, convertendo nosso desvalorizado real em libra.

No meu caso, soube do Chevening por intermédio de um jurista catarinense, Delegado de Polícia aposentado, Doutor em Direito Internacional e ex-bolsista Chevening, um grande amigo da minha família. Havíamos nos encontrado num evento aqui em Florianópolis e, ao comentar sobre o trabalho que eu estava desenvolvendo junto ao Advogado no Controle, esse amigo me perguntou se eu já ouvira falar da bolsa de estudos Chevening e me sugeriu acessar o site: https://www.chevening.org/scholarship/brazil/.

Assim começou a minha inesperada “Chevening Journey” e espero que a sua comece com a leitura deste texto.

Vamos então ao que interessa!

O que é o Programa Chevening?

O Chevening é um programa global de bolsas de estudos do Governo britânico e financiado pelo Foreign and Commonwealth Office (FCO) e por organizações parceiras.

Estudantes de mais de 160 países são beneficiados pelo Chevening, cujas bolsas financiam mestrados em QUALQUER ÁREA E UNIVERSIDADE do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

Qual é o objetivo do Programa Chevening?

O objetivo da bolsa Chevening é apoiar as prioridades de política externa do Reino Unido e atingir os propósitos do FCO por meio do estabelecimento de relações duradouras e positivas com futuros líderes.

Para quem o Chevening é direcionado?

O Chevening procura potenciais líderes, formadores de opinião e tomadores de decisão. Espera-se também dos bolsistas habilidades de networking e boas notas na graduação.

A GRANDE DÚVIDA: O que o Chevening cobre?

  • Custos de ensino integral* (tuition fee) – o meu curso foi em torno de £ 18,000;
  • Ajuda de custo de valor fixo para subsistência (para uma pessoa) – em 2017/2018, eu recebi £ 1,086/mês, enquanto o pessoal de Londres, £ 1,300. Esse valor cobre os custos de moradia, alimentação, transporte, material didático, algumas pints e ainda é possível viajar aos finais de semana;

*Esses valores mencionados são os relativos ao ano em que eu fui (2017/2018). É importante deixar claro que há variação de um ano para o outro e dependendo da cidade em que você ficar. Na minha época, apenas o pessoal de Londres ganhava mais. Não sei se atualmente ocorre essa diferença de valor da bolsa para outras localidades também.

  • Passagem de ida e volta em classe econômica para o Reino Unido (infelizmente não cobre classe executiva…);
  • Auxílios extras para gastos essenciais (incluindo visto).

* Há limite de £18,000 para MBAs

Quem pode se inscrever para as bolsas Chevening?

Para ter a candidatura válida, é necessário:

  • Ser brasileiro (pode possuir mais de uma nacionalidade, desde que nenhuma delas seja britânica);
  • Possuir um diploma de graduação e ter no mínimo 2 anos de experiência profissional (vale tempo de estágio durante a graduação e trabalho voluntário);
  • Não ter recebido anteriormente uma bolsa financiada pelo Governo do Reino Unido;
  • Não há limite de idade.

Há outros critérios de elegibilidade?

Antes de serem agraciados com a bolsa de estudos Chevening, os candidatos devem:

  • Receber uma oferta incondicional de pelo menos um dos três cursos escolhidos;
  • Alcançar os requisitos do Chevening de proficiência em língua inglesa;

Provas de proficiência aceitas pelo Chevening

O teste de proficiência em Inglês deve ser enviado para o Chevening até mais ou menos julho do ano de aplicação, mas eu recomendo que você faça esse teste o quanto antes, para não correr o risco de não atingir o índice exigido e não ter tempo de fazer outra prova até a data limite.

São aceitas:

  • Academic IELTS *(6.5 de média e mínimo 5.5 em cada competência: listening, writing, reading e speaking). Custa R$ 900,00;
  • TOEFL iBT (média 79 e mín. 17L, 18R, 20S, 17W). O teste custa US$ 215,00 (valor em dólares!), de acordo com o site oficial (https://www.ets.org/);
  • Trinity ISE II (B2) (2L, 15R, 8S, 14W). Não sei se há local de aplicação deste exame no Brasil. Pelo menos não encontrei no site oficial;

*FIQUE ATENTO, pois o IELTS possui validade por dois anos. Não sei quanto aos outros testes.

** O Chevening NÃO COBRE o valor do seu exame de proficiência.

As Universidades podem ter requisitos de idioma diferentes do Chevening, os quais também devem ser alcançados e submetidos. Mais detalhes em www.chevening.org.

As minhas 3 opções opções de universidade no formulário de aplicação exigiam as seguintes notas do IELTS:

  • University of Sussex (IELTS média 6.5 e mínimo 6.0 em cada competência);

Só por curiosidade, busquei também quanto Oxford exige de seus candidatos na prova do IELTS: média 7.5 e mínimo 7.0 em cada competência.

Formulário de Inscrição Online

O processo seletivo é online e a primeira etapa consiste no preenchimento de um formulário contendo os seguintes campos:

Leadership and influencing (Liderança e Influência)

Neste tópico do formulário você precisa, em no mínimo 100 palavras e no máximo 500 palavras, demonstrar exemplos pessoais concretos de habilidades de liderança e influência

Networking

Aqui é necessário descrever, também em no mínimo 100 palavras e no máximo 500 palavras, suas habilidades para relacionar-se com outras pessoas e como você pretende usar essas competências para criar redes de relacionamentos profissionais, interagir com a comunidade Chevening e estabelecer links com o Reino Unido.

Study in the UK (Estudar no Reino Unido)

Novamente em no mínimo 100 palavras e no máximo 500 palavras, você terá de explicar porque, dentre as centenas de opções nas universidades britânicas, escolheu os 3 específicos cursos de mestrado, demonstrando como eles se relacionam com a sua experiência acadêmica e profissional prévia e como eles o ajudarão nos seus planos profissionais futuros.

Career plan (Plano de Carreira)

Uma das coisas que contam muito ponto no processo seletivo da bolsa Chevening é o candidato demonstrar (em no mínimo 100 palavras e no máximo 500 palavras de novo) possuir um plano de carreira claro e bem definido para depois da conclusão do mestrado. Neste quesito o formulário pede para você definir seus planos em curto e longo prazo. É aconselhável relacionar esses planos com eventuais interesses do Reino Unido no Brasil, pois, afinal de contas, o Governo britânico não está financiado os seus estudos por filantropia, mas com real interesse em construir pontes entre a terra da Rainha e os países dos estudantes beneficiados, como se pode ler claramente no site oficial da bolsa Chevening.

*Caso você passe da primeira etapa, você será submetido a uma entrevista pessoal, de 30 a 40 minutos. É dado tempo o suficiente ao candidato para se preparar e é bom que você o faça, pois é a fase decisiva do processo seletivo.

O que mais a bolsa de estudo Chevening oferece?

Bolsistas Chevening são convidados para diversos eventos exclusivos de networking, palestras, viagens pelo Reino Unido e oportunidades de voluntariado. Lembro-me com especial carinho do Welcome Event, em Londres, com direito a mensagem do então Secretary of State for Foreign and Commonwealth Affairs e atual Primeiro-Ministro, Boris Johnson, e da Burns Night na University of Glasgow. Neste último presenciei um professor escocês declamar o “Address to Haggis”, do Robert Burns, minutos antes de degustar essa tradicional iguaria escocesa (surpreendentemente, gostei!) e participar de um animado Cèilidh com outros bolsistas.

Ademais, depois de concluído o mestrado como bolsista Chevening, você pode se juntar a 50.000 outros ex-bolsistas na Chevening Alumni, mantendo-se assim conectado por uma rede global. No Brasil são mais de 1.800 ex-bolsistas Chevening.

Mais informações sobre a bolsa de estudo Chevening

No ano acadêmico de 2018/2019, mais de 1.700 bolsas de mestrado foram concedidas pelo Programa Chevening em mais de 160 países.

No Brasil, mais de 1.200 pessoas se inscreveram e 59 profissionais foram selecionados para o programa Chevening.

Inscrições para o Programa Chevening

No momento, as inscrições não estão abertas, por estar em curso o processo seletivo para o ano acadêmico 2020/2021. Contudo, os formulários costumam estar disponíveis para preenchimento, todos os anos, na primeira semana de agosto e encerrar-se na primeira semana de novembro. 

Em 2019 essas datas foram 5 de Agosto e 5 de Novembro, seguindo o cronograma abaixo, que eu prometo atualizar assim que disponível a programação para o ano de 2020:

5 agosto 2019…………………Início do período de inscrições

5 novembro 2019…………….Término do período de inscrições

jan/fev 2020…………………..Candidatos são selecionados para entrevistas

março a maio 2020……..……Período de entrevistas

junho 2020……………………..Resultado das entrevistas

16 de julho de 2020………….Data final para envio de oferta da Universidade e teste de inglês

setembro/outubro 2020……..Início dos cursos de mestrado

Chevening – No fim das contas, a decisão é sua

Se você chegou até aqui é porque vê valor na possibilidade de estudar em algumas das melhores universidades do mundo, além de ter consciência do enriquecimento pessoal decorrente da experiência de viver em outro país.

Mesmo assim, muitas objeções podem lhe desestimular de ao menos tentar o Chevening (preguiça, medo, não ser fluente em inglês, estar há muito tempo sem estudar, julgar-se incapaz etc). 

Confesso que esses pensamentos me passaram pela cabeça antes de eu decidir aplicar e até durante o processo seletivo, mas na época lembro-me que duas passagens do primeiro filme de “O Hobbit” (o único da trilogia que presta), inspirado no livro do escritor inglês J. R. R. Tolkien, me deu o estímulo que eu precisava para não desistir. A primeira delas você já leu lá no início deste post. A segunda transcrevo logo abaixo, na esperança de que você também se sinta tocado por esse espírito de aventura que tirou Bilbo Bolseiro da comodidade da sua toca para enfrentar a grande jornada que mudou sua vida:

Gandalf: Você vai ter uma história ou duas para contar quando voltar.

Bilbo: Você pode me prometer que eu vou voltar?

Gandalf: Não. E se voltar, você não será o mesmo.

*Links importantes: