Graduação em Direito: Como se Diferenciar Desde o Começo?

Nota do Editor:

Um dos muitos benefícios da bolsa de estudos Chevening, do governo Britânico, é, além do financiamento integral do curso de mestrado de um ano em alguma universidade do Reino Unido, a possibilidade de se conectar com outros bolsistas do Brasil e do mundo. Foi justamente por isso que, apesar de estudar LLM Intellectual Property and the Digital Economy na Universidade de Glasgow, na Escócia, tive a oportunidade de conhecer a Letícia Bittencourt Abreu Azevedo, também bolsista Chevening, mestranda em Human Rights na Queen Mary University of London, criadora do perfil de instagram @direitonoexterior (recomendo seguir!) e colunista de alguns blogs onde ela compartilha suas experiências no mundo do direito.

No post abaixo, escrito especialmente para o blog Advogado no Controle, a Letícia lista algumas atitudes e ações simples que ela julga terem sido essenciais para alcançar alguns dos seus objeticos profissionais, como, por exemplo, estudar no exterior em três ocasiões e locais diferentes graças à sua aprovação em exigentes processos seletivos para a obtenção de bolsas de estudos.

Espero que o post seja útil a você que pretende seguir uma carreira fora da mesmice e com perspectiva internacional.

Um abraço e boa leitura,

Conrado

Graduação em Direito: como se Diferenciar Desde o Começo?

A convite do site Advogado no Controle, eu escrevo aqui a minha primeira matéria como colunista. E para essa primeira matéria gostaria de contar brevemente sobre o mindset que adotei durante a graduação em direito, com um único e genuíno objetivo: motivar os atuais estudantes de Direito a terem controle de sua vida acadêmica/profissional.

Por que isso?

Nos dias atuais, o mercado para o profissional do Direito encontra-se saturado. Existem muitíssimas universidades espalhadas pelo país (algumas nem tão boas assim) que formam milhares de bacharéis em Direito a cada semestre. De acordo com uma notícia do ano de 2011 que eu li, o Brasil forma 10 bacharéis em Direito por hora, 243 por dia e 88.695 por ano. Ora, não é a toa que temos mais de um milhão de advogados regularmente inscritos na OAB, não é?

graduação em direito 1

Enfim, essa pequena introdução foi apenas para ilustrar o questionamento que muitos estudantes compartilham, qual seja, como se destacar nessa multidão de profissionais que temos hoje em dia? É difícil opinar quanto a isso sendo que eu não conheço a história, os sonhos e as ambições das pessoas que estão lendo esse texto. No Brasil, os caminhos mais visados são, de fato, a advocacia e a carreira pública.

Contudo, essas opções não são as únicas que existem!  

Iniciei a minha graduação em Agosto de 2011 na Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas e me formei em Agosto de 2016. Os meus cinco anos de faculdade não foram fáceis, porém desafiadores, enriquecedores e gratificantes. Confesso que não sabia o que queria fazer exatamente após a faculdade, mas procurei dar o meu melhor em cada oportunidade durante a graduação a fim de criar um bom nome para quando eu finalmente soubesse qual caminho seguir.

Por conta disso é que quero dar alguns conselhos acerca de atitudes que eu adotei para me destacar da massa e que podem ser úteis a vocês também:

1) Seja amigo de seus professores. Eu sempre procurei manter um excelente relacionamento com os meus professores, tanto dentro quanto fora de sala de aula. Além de procurar ser participativa nas aulas, eu também os abordava fora de sala para comentar de alguma notícia recente ou sobre algum evento acadêmico que estava para acontecer. Foi assim que fui criando os meus laços e fazendo com que, ao longo do tempo, eles se lembrassem de mim, de quem eu era.

graduação em direito 22) Crie contatos. Eu procurei participar de eventos acadêmicos a fim de expandir o meu conhecimento e conhecer novos nomes do Direito o máximo que pude. Networking é tudo.

3) Engaje-se. Por exemplo, eu fui monitora e também membro do diretório acadêmico durante a graduação. Além disso, também participei de associações estudantis e projetos voluntários.

4) Faça estágios. Ao contrário de alguns colegas que só fizeram um único estágio durante toda a vida acadêmica, eu gostava de transitar entre os órgãos públicos como estagiária a fim não só de aprender mais, mas também para poder criar novos contatos.

graduação em direito5) Estude muito e procure tirar boas notas. Tudo bem que nota não mede o conhecimento de ninguém na realidade, mas procure manter um bom nível no seu histórico escolar para oportunidades futuras.

6) Estude um novo idioma. Em um mundo globalizado, saber uma segunda língua é requisito quase que fundamental.

7) Utilize a internet a seu favor. Se você der uma pausa nas redes sociais, descobrirá um mundo de oportunidades que são ofertadas para estudantes universitários com uma simples busca no Google. Por isso, procure se informar e fique de olhos em sites jurídicos, como o Advogado no Controle.

graduação em direito 3

8) Valorize os seus colegas de sala. Eles serão os seus futuros colegas de trabalho.

Basicamente, esses foram os passos que procurei seguir durante a graduação e que me trouxeram imensa realização pessoal e profissional. Pessoal pelos laços que construí e profissional pelas portas que me foram abertas. Com a adoção dessas simples posturas somadas à minha força de vontade para correr atrás dos meus objetivos, eu fui agraciada com três bolsas de estudos integrais: uma para um curso de inverno nos EUA, outra para um curso de verão na China e a terceira para fazer mestrado no Reino Unido.

graduação em direito 4

Por isso, acredite que você é o dono do próprio destino. Utilize o que você tem em mãos e não espere o momento perfeito para fazer acontecer. O amanhã é construído hoje e você é plenamente capaz de ser e fazer o que quiser.