Nota do Editor: Audiência Trabalhista. Se participar de uma Audiência de Instrução e Julgamento Cível já causa um frio na barriga em muitos advogados iniciantes, essa sensação não muda quando se trata de audiência trabalhista, que possui todas as suas características próprias, esquisitas para quem não está acostumado a litigar na Justiça do Trabalho.
Mas você que acompanha o Advogado no Controle já tem o seu Plano de Ação para atuar como um advogado experiente na sua primeira audiência, inclusive com um roteiro para atuar na AIJ de acordo com o Novo Código Civil e um Guia de Preparação de Testemunhas. Com essas informações em mãos, você estará preparado para a sua audiência cível.
Já quanto à audiência trabalhista, atendendo ao pedido de muitos de nossos leitores, pesquisamos alguém que elaborasse um material prático voltado para orientar o advogado com a mesma objetividade e clareza dos conteúdos que produzimos aqui no blog. Ninguém mais quer saber desses manuais escritos em juridiquês pedante que abarrotam as livrarias especializadas ou desses cursos online especializados em concursos que disponibilizam aulas de “prática” jurídica que de práticas não têm nada.
Nessa busca motivada pela vontade dos nossos seguidores, descobrimos o site www.trabalhistanapratica.com.br, do Marcelo Toledo, Servidor da Justiça Federal do Trabalho da 2ª Região desde 2006 e que já participou de mais de mil audiências trabalhistas. O Marcelo, assim como o nosso outro colunista, Daniel Henrique Lima, também servidor do Judiciário, acredita que celeridade processual e efetividade jurisdicional são deveres de todos os operadores do Direito, não importando de que lado do balcão eles estejam.
Foi movido por esse espírito colaborativo que o Marcelo escreveu o e-book “Audiência Trabalhista: Aspectos Práticos” e gentilmente consentiu em compartilhá-lo gratuitamente com os leitores do Advogado no Controle, que agora terão a oportunidade de dominar mais essa área da atuação do advogado no dia-a-dia.
Para baixar GRATUITAMENTE o livro, basta clicar na imagem abaixo:
Espero que o post e o e-book sejam úteis para você!
Um forte abraço e boa leitura,
Conrado Machado
Com a palavra, Marcelo Toledo:
O E-Book (Grátis!) que Você Precisava Para Sobreviver a Uma Audiência Trabalhista
Não é novidade para você que o cenário de crise nacional, com elevados índices de desemprego, vai gerar muitas oportunidades de atuação profissional no ramo do Direito do Trabalho.
Então, é melhor você estar preparado para atender a essa demanda!
Após realizar milhares de audiências, analisar e minutar decisões em milhares de processos, tanto em sede de sentença quanto de recursos, eu concluí, sem nenhuma sombra de dúvida, que o ato processual mais importante do Processo do Trabalho é a AUDIÊNCIA.
É na audiência que se ganha ou se perde o processo, onde ele se resolve e, também, o momento processual que abre a maior oportunidade de se imprimir maior celeridade processual e efetividade jurisdicional.
Por outro lado, é na audiência que erros – que à primeira vista podem parecer até mesmo meros detalhes e pequenos equívocos -, podem se transformar em grandes danos, inclusive irreparáveis.
A audiência e o Processo do Trabalho possuem suas especificidades e peculiaridades. Embora o Processo Civil seja utilizado para sanar eventuais omissões da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (art. 769 da CLT) o Processo do Trabalho tem regras e características próprias. E é justamente a falta de atenção e, até mesmo de prática a esses detalhes, que acabam por dificultar a atuação dos advogados.
Nervosismo e insegurança são sentimentos comuns aos advogados no ato da audiência, muitas vezes motivados pela falta de prática e do domínio da matéria.
Não é incomum os patronos mal conseguirem participar da audiência, esquecerem o que precisavam falar, das perguntas que iriam fazer, dos fatos que deveriam provar, dos documentos que mereciam impugnação, enfim, atos importantes e que comprometem todo o resultado da ação.
É que durante a vida acadêmica, na faculdade de Direito, muito pouco ou quase nada, é ensinado a respeito da prática em audiência trabalhista. O aspecto prático mais explorado, geralmente, limita-se ao ato de redigir e confeccionar petições, que não é nem de longe o caminho para o sucesso.
Ocorre que, adquirir prática e domínio de todos os atos praticados na audiência trabalhista leva tempo e certamente custa dinheiro.
Muito tempo e muito dinheiro, pois faz com que oportunidades sejam desperdiçadas, que processos levem mais tempo do que deveriam para serem concluídos, que provas testemunhais não sejam produzidas de modo efetivo, bons acordos passem batido, enfim, uma situação em que todos são prejudicados – partes, patronos e também o Órgão Jurisdicional, pelo acúmulo de demandas.
Para reforçar a importância da audiência trabalhista, elenquei aqui alguns atos processuais que podem ocorrer durante sua realização e que justificam sua análise e estudo:
- Arquivamento da ação;
- Revelia da reclamada;
- Conciliação;
- Apresentação da defesa e documentos;
- Depoimento pessoal das partes;
- Instrução do processo (documentos, oitiva de testemunhas e requerimentos para produção de outras provas);
- Razões Finais;
- Nova tentativa de conciliação;
- Sentença.
Como você deve já ter percebido, os itens acima descrevem praticamente todo o procedimento que é realizado em uma audiência trabalhista do tipo “UNA”. Embora não sendo essa a mais realizada, já que muitos magistrados desmembram a audiência, designando uma audiência específica para julgamento, onde a presença das partes e patronos é dispensada e a decisão proferida é publicada em Diário Oficial.
Se você não quer mais desperdiçar seu tempo e as oportunidades e quer começar a colher mais resultados, escrevi um livro digital, um E-book: “Audiência Trabalhista – Aspectos Práticos” e você pode baixa-lo, GRATUITAMENTE no meu portal: www.trabalhistanapratica.com.br ou clicando na imagem abaixo.